Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Os Saurópodes

Saurópodes - AVPH

    Os Saurópodes cujo nome tem origem no grego e significa "pés de lagarto", o nome foi criado por Othniel Charles Marsh em 1878. Eles foram um dos dois grandes grupos dentre os dinossauros, pertencendo ao grupo dos saurísquios ou dinossauros com bacia de réptil. Eram animais enormes, estando entre os maiores seres vivos a caminharem pelta Terra, possuíam um pescoço muito comprido que terminava em uma cabeça bem pequena. A cauda, era também muito comprida e poderia auxiliar na defesa contra redadores, servindo como uma espécie "chicote", que junto com uma grande garra, que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, formavam um conjunto de armas de defesa contra predadores.

    Eram quadrúpedes, com patas muito fortes, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos, sendo similares as dos elefantes atuais. A sua dieta alimentar era baseada em vegetais, com algumas espécies especializadas em se alimentar de vetais rasteiros e outras de vegetação em alturas elevadas. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento, denominadas de gastrólitos.

    Os saurópodes apareceram pela primeira vez no final do Período Triássico, originários do grupo Prosauropoda que possivelmente foram seus ancestrais. Durante o Jurássico superior, a cerca de 150 milhões de anos atrás, os saurópodes se diversificaram muito, se dividindo em diversos subgrupos, como os diplodocídeos e braquiossaurídeos. No final do Cretáceo, esses subgrupos foram substituídos principalmente pelos titanossaurídeos, que se dispersaram por quase todo o planeta. Contudo, como aconteceu com todos os outros dinossauros não-aviários da época, os saurópodes se extinguiram no evento de extinção em massa do final do Cretáceo.


Filogenia


Sauropoda

Melanorosaurus



Antetonitrus



Vulcanodon



Spinophorosaurus

Eusauropoda

Shunosaurus



Barapasaurus



Patagosaurus


Mamenchisauridae

Omeisaurus


Mamenchisaurus




Cetiosaurus



Jobaria

Neosauropoda

Haplocanthosaurus

Diplodocoidea
Rebbachisauridae

Limaysaurus


Nigersaurus



Dicraeosauridae

Amargasaurus


Dicraeosaurus


Diplodocidae

Apatosaurus



Barosaurus


Diplodocus





Macronaria

Camarasaurus

Titanosauriformes

Brachiosaurus



Phuwiangosaurus

Titanosauria

Malawisaurus



Rapetosaurus



Isisaurus



Opisthocoelicaudia


Saltasaurus




















Veja na tabela abaixo os animais catalogados desse grupo:
Aeolossauro
Aeolossauro maximus
Alamossauro
Amargassauro
Amazonssauro
Amphicoelias
Antarctossauro
Apatossauro
Argentinossauro
Barossauro
Baurutitan
Braquiossauro
Brasilotitan
Brontomerus
Brontossauro
Bruhathkayossauro
Camarassauro
Dicraeossauro
Diplodoco
Dreadnoughtus
Girafatitan
Gondwanatitan
Itapeuassauro
Jobaria
Leinkupal
Malawissauro
Mamenchissauro
Maxakalissauro
Mussaurus
Opisthocoelicaudia
Paralititan
Patagotitan
Pelorossauro
Puertassauro
Rukwatitan
Saltassauro
Sauroposeidon
Seismossauro
Shunossauro
Tapuiassauro
Titanossauro
Trigonossauro
Triunfossauro
Uberabatitan
Ultrassauro
Unayssauro
Zby


Paleoarte
- Raúl Martín

Referências
- Sander, P. M.; Christian, A.; Clauss, M.; Fechner, R.; Gee, C. T.; Griebeler, E. M.; Gunga, H. C.; Hummel, J. R.; Mallison, H.; Perry, S. F.; Preuschoft, H.; Rauhut, O. W. M.; Remes, K.; Tütken, T.; Wings, O.; Witzel, U. (2011). "Biology of the sauropod dinosaurs: The evolution of gigantism". Biological Reviews 86 (1): 117–55. doi:10.1111/j.1469-185X.2010.00137.x. PMC 3045712. PMID 21251189.


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.