Siga no:
Adote uma espécie
do AVPH
   Pesquise no Grupo AVPH
Atlas Virtual da Pré-História

Paleobioacústica

Estudo dos Sons dos Animais

Paleobioacústica - AVPH

Introdução

"Paleobioacústica" é setor criado pelo site AVPH para mostrar o estudo dos sons produzidos pelos animais pré-históricos. Para conhecer um pouco mais sobre as propriedades dos sons e como os animais pré-históricos os emitiam, seguem textos abaixo. Para ouvir os prováveis sons emitidos pelos animais basta clicar nos botões contendo os nomes deles.

O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas, quando fazemos vibrar cordas vocais, por exemplo, fazemos com que as partículas do ar que as rodeiam entrem numa oscilação que dá origem ao som emitido. A propagação do som no espaço deve-se a partículas que transmitem o seu movimento às partículas próximas, que por sua vez retransmitem a outras partículas próximas, criando uma oscilação inicialmente produzida nas nossas cordas vocais, que se propagam através de um meio específico (exceto o vácuo), até chegar aos ouvidos de um receptor.

O maior deslocamento das partículas recebe o nome de amplitude e quanto maior for a amplitude da onda, maior é a distância que o som consegue percorrer e quanto mais alto for o som emitido, maior será a amplitude da onda e mais longe ela conseguirá chegar. Outro fator importante é a frequência da onda, que é o número de vezes que o período de uma onda é repetido no intervalo de um segundo, cuja unidade é o Hertz, se a frequência aumentar, o som fica mais agudo e se ela diminuir o som fica mais grave.

Os sons emitidos pelos dinossauros entre outros animais pré-históricos, é uma área muito estudada por especialistas, pois são informações muito importantes para se entender diversos aspectos da vida dos animais. Com essas informações, podemos entender melhor os meios de comunicação utilizados por esses animais, se os sons podiam ser usados para se localizarem, para emitirem chamados, pedidos de ajuda, para encontrar parceiros para acasalamento ou se eram utilizados em disputas contra rivais e predadores, justamente como ocorre com os animais atuais.

Os principais estudos se baseiam em crânios fósseis, que podem nos mostrar pistas, sobre as vocalizações dos animais, pois a existência de grandes espaços ocos nos crânios, podem representar Câmaras de Ressonância, indicando como seria o fluxo de ar fluindo através desses espaços e dessa forma identificar as frequências sonoras que seriam emitidas.

Cada grupo de espécies animais utiliza os sons para determinadas funções, conforme agrupamos as espécies por semelhanças nas funções sonoras abaixo:

Referências:

  • - Foram utilizados sons dos principais filmes e documentários sobre dinossauros e animais pré-históricos no desenvolvimento deste trabalho.