Siga no:
Adote uma espécie
do AVPH
   Pesquise no Grupo AVPH

Sibirossauro

Argentinossauro - AVPH Sibirossauro - AVPH Sibirossauro - AVPH Sibirossauro - AVPH

    O Sibirossauro (Sibirosaurus) cujo nome Sibir significa "Sibéria" em russo e Sibirosaurus "Lagarto da Rússia", viveu há aproximadamente 100 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Rússia.

    Foram sem dúvida um dos maiores animais que já existiram na face da Terra. Eram gigantescos dinossauros saurópodes, herbívoros de pescoços longos, caudas compridas e cabeças pequenas, que podiam atingir 20 metros de altura e 40 metros de comprimento e pesar cerca de 90 toneladas, peso este similar ao de 9 elefantes africanos.

    Os restos fósseis composto de partes da escápula e vértebras cervicais foram descobertos e analisados pelo Dr. Stepan Ivantsov pesquisador científico do Laboratório de mesozoico e cenozoica da Continental Ecossistemas e por uma equipe de especialistas da Universidade Estadual de Tomsk em 2008, em bancos de arenito do Rio Kiya, na área de Shestakovo village, na região de Kemerovo, no oeste da Sibéria, Rússia. Este espécime foi o primeiro titanossaurídeo encontrado na Rússia e se encontram no Paleontological Museum of Tomsk State University.

Dados do Dinossauro:
Nome: Sibirossauro
Nome Científico: Sibirosaurus
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Rússia
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 20 metros de altura e 40 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Titanosauridae
clado: Macronaria
Gênero: Sibirosaurus
Espécie: Sibirosaurus Ward, 2015.

Paleoarte:
- Damir G. Martin

Referências:
- Ward, Victoria (March 28 2015). "Scientists discover 'new species' of dinosaur". Telegraph.co.uk. Retrieved March 30, 2015.
- .
- .