Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Paraphysornis

Paraphysornis - AVPH
   O Paraphysornis (Paraphysornis brasiliensis) cujo nome significa "pássaro próximo da natureza brasileira", foi uma ave predadora pertencente a família denominada popularmente de "Aves do Terror" que viveu há aproximadamente 23 milhões de anos atrás durante o Oligoceno na região sudeste do Brasil.

   Essa espécie chegava a medir 2,40 metros de altura e o crânio 60 centímetros de comprimento e seu peso era cerca de 180 quilogramas. Possuía asas reduzidas, o que a torna incapaz de voar, os fêmures e os tibiotarsos são comparados aos ossos homólogos de um avestruz macho. Devido sua altura e sua disposição óssea, supõe-se que era uma ave pouco veloz, pois o tarso e o metatarso são menores em comprimento que o tibiotarso e essa configuração é contrária às aves de velocidade, as quais também apresentam o metatarso com diâmetro e circunferência menores. Indicando que está espécie atacaria suas presas a partir de emboscadas, poderia perseguir presas lerdas e se alimentar de carniça ou roubar animais abatidos por predadores menores.

   A espécie foi descrita com base nos restos fósseis quase completo do animal procedente dos sedimentos terciários da Bacia de Taubaté no município de Tremembé, que apresenta rochas datadas entre o Mioceno Inferior e o Oligoceno Superior, sendo descoberto e descrito por Herculano Alvarenga em 1982.

Dados da Ave:
Nome: Paraphysornis
Nome Científico: Paraphysornis brasiliensis
Época: Oligoceno
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 180 quilogramas
Tamanho: 2,40 metros de altura
Alimentação: Carnívora

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Cordata
Classe: Aves
Ordem: Cariamiformes
Família: Phorusrhacidae
Subfamília: Brontornithinae
Gênero: Paraphysornis
Espécie: Paraphysornis brasiliensis, (Alvarenga, 1982)
Referências:
- Alvarenga, H.M.F. 1982. Uma gigantesca ave fóssil do cenozoico brasileiro: Physornis brasiliensis sp. n. Anais da Academia Brasileira de Ciências 54(4):697-712.
- Alvarenga, H.M.F. & Höfling, E. (2003) Systematic revision of the Phorusrhacidae (Aves: Ralliformes). Pap. Avulsos Zool. (São Paulo) 43(4).


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.