Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Ingentia

Ingentia - AVPH Ingentia - AVPH

    O Ingentia (Ingentia prima) cujo o nome em latim significa "primeiro gigante", pois foi umas das primeiras espécies de dinossauros a atingir 10 toneladas de peso. Viveu há aproximadamente entre 228 e 201 milhões de anos atrás durante o período Triássico tardio (idades Noriano-Rhaetianna) na América do Sul, Argentina.

    Pertenciam ao grupo dos dinossauros saurópodes, que se caracterizam por serem herbívoros e possuírem caudas e pescoços compridos, sendo os ancestrais diretos dos gigantes que surgiriam milhões de anos depois. Os Ingentia chegavam a medir cerca de 3 metros de altura e 9 de comprimento e pesavam aproximadamente 10 toneladas.

    Os restos fósseis que consistiam em algumas vértebras do pescoço e do rabo, ossos das patas anteriores e partes das traseiras, foram encontrados em 2015 no sítio de Balde de Leyes, na província de San Juan, na Formação Quebrada del Barro, há 1.100 km ao oeste de Buenos Aires e estudados pela paleontóloga Cecilia Apaldetti, Ricardo N. Martínez, Ignacio A. Cerda, Diego Pol e Oscar Alcober. A descoberta foi publicada em 2018 na revista especializada Nature Ecology & Evolution. A importância dessa descoberta está no fato de que a espécie é cerca de 3 vezes maior que qualquer outra já conhecida para a época, mostrando que o gigantismo do sdinossauros ocorreu muito antes do que se pensava. Antes desta descoberta, se acreditava que o gigantismo dos dinossauros havia surgido durante o período Jurássico, há aproximadamente 180 milhões de anos atrás.

Sauropodiformes


Mussaurus




Aardonyx



Sefapanosaurus




Melanorosauridae


Camelotia



Melanorosaurus





Sauropoda


Lessemsauridae


Antetonitrus




Ingentia



Lessemsaurus







Blikanasaurus




Gongxianosaurus




Pulanesaura



Gravisauria










Dados do Dinossauro:
Nome: Ingentia
Nome Científico: Ingentia prima
Época: Triássico
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 3 metros de altura e 9 de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: †Sauropodomorpha
Infraordem: †Sauropoda
Família: †Lessemsauridae
Gênero: †Ingentia
Espécie: Ingentia prima Apaldetti et al., 2018.

Paleoarte:
- .

Referências:
- Apaldetti, C.; Martínez, R. N.; Cerda, I. A.; Pol, D.; Alcober, O. "An early trend towards gigantism in Triassic sauropodomorph dinosaurs" (https://www.nature.com/articles/s41559-018-0599-y). Nature Ecology & Evolution (2018). doi:10.1038/s41559-018-0599-y (https://doi.org/10.1038/s41559-018-0599-y).


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.