Siga no:
Adote uma espécie
do AVPH
   Pesquise no Grupo AVPH

Sigillaria

   Sigillaria é um gênero de licopodíneas que viveram há aproximadamente 360 to 286 milhões de anos atrás, durante o final do Carbonífero e início do Permiano, na Europa e América do Norte.
   Habitavam regiões pantanosas e alagadas, onde cresciam rápidamente e conseguiam atingir a maturidade sexual em poucos anos, porém este ritmo acelerado lhes proporcionavam um ciclo de vida relativamente curto. Existme teorias de que elas morreriam logo após terminarem sua reprodução.
   Podiam atingir cerca de 20 a 30 metros de altura e aproximadamente 1,0 metro de diâmetro de tronco na base. Possuíam troncos retos terminados por um tufo de folhas compridas e pontudas, que deixavam nos caules cicatrizes foliares quase sempre hexagonais. Suas raízes eram dispostas em formato perpendicular ao tronco e cresciam quase que horizontalmente a ele, formando uma grande base para proporcionar ancoramento. Reproduziam-se através de esporos, produzidos em esporangióforos agrupados em formato de uma espiga alongada, que surgiam na base dos tufos das folhas.


Dados da Planta:
Nome: Sigillaria
Nome Científico: Sigillaria scutellata
Época: Carbonífero e Permiano
Local onde viveu: Europa e América do Norte
Diâmetro: Cerca de 1,0 metro
Altura: 39 metros

Reino: Plantae
Divisão: Lycopodiophyta
Classe: Isoetopsida
Ordem: Lepidodendrales
Família: Lepidodendraceae
Gênero: Sigillaria
Espécie: Sigillaria scutellata, Brongniart, 1822


Paleoilustrador:
- Dinoraul
Referência Bibliografica:
- Fossil Plants: A Text Book for Students of Botany and Geology, Volume 2.
- The clubmoss tree Sigillaria - http://steurh.home.xs4all.nl/engsig/esigilla.html.