Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Crocodilo Guerreiro do Rio de Janeiro

   O Crocodilo Guerreiro do Rio de Janeiro (significado de seu nome científico Sahitisuchus fluminensis) é um antigo parente dos crocodilos atuais que viveu há aproximadamente 56,5 milhões de anos atrás durante o Paleoceno, no Brasil.
   Ao contrário dos crocodilos atuais, este era um animal terrestre, que podia medir 1,2 metros de altura e cerca de 2 metros de comprimento. Possuíam pernas fechadas e eretas, o que lhes proporcionava agilidade em solo. Era o maior predador da região do Rio de Janeiro em sua época e alimentava-se de pequenos mamíferos e répteis menores.
   Sobreviveram a grande extinção dos dinossauros mas desapareceu milhões de anos depois devido mudanças climáticas e à competição com mamíferos carnívoros vindos da América do Norte durante o Mioceno, há 23 milhões de anos atrás.
   O fóssil do Sahitisuchus fluminensis foi encontrado com restos de vários outros animais numa pedreira explorada por uma indústria de cimento na década de 1940, em Itaboraí. No entanto, os ossos (um crânio, uma mandíbula e algumas vértebras) ficaram guardados durante décadas sem ser identificados, no Museu de Ciências da Terra. Só em janeiro de 2014 foi apresentado pelos paleontólogos Diógenes de Almeida Campos, Alexander Kellner e André Pinheiro, pesquisadores do museu e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os cientistas batizaram a espécie com um nome composto por elementos dos idiomas xavante e latim. A descoberta foi publicada na revista científica PLOS ONE.

Dados do Dinossauro:
Nome: Crocodilo Guerreiro do Rio de Janeiro
Nome Científico: Sahitisuchus fluminensis
Época: Paleoceno
Local em que Viveu: Brasil
Peso: Cerca de 100 kilogramas
Tamanho: 1,2 metros de altura e 2,0 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylomorpha
Família: Sebecidae
Gênero: Sahitisuchus
Espécie: Sahitisuchus fluminensis


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.