Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Opabinia

   O Opabinia foi um invertebrado curioso e integrante da Fauna de Burgess Shale que habitou os mares próximos ao atual Canadá há aproximadamente 530 milhões de anos atrás durante o período Cambriano. A Fauna de Burgess foi uma das mais ricas já documentadas, sendo Burgess Shale um extraordinário sítio arqueológico, localizada nas Montanhas Rochosas, no Canadá, onde, em 1909, foram encontrados os mais importantes fósseis com partes moles, provenientes do baixo Cambriano.
   Os Opabinias possuiam 5 olhos enfileirados na frente de sua cabeça em formato de cogumelo uma carapaça rígida, não possuía pernas, 8 centímetros de comprimento e capturava suas vítimas com sua “tromba” bifurcada com garras na extremidade. Ao contrário de outros seres de seu tempo, o Opabinia não deixou nenhum descendente hoje.

Dados do Invertebrado:
Nome: Opabinia
Nome Científico: Opabinia regalis
Época: Cambriano
Local onde viveu: Oceanos
Peso: Cerca de poucas gramas
Tamanho: 8 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Reino:Animalia
Filo:Lobopodia
Classe:Dinocarida
Ordem:Radiodonta
Família:Opabinidae
Género:Opabínia
Espécie:O. regalis, Walcott, 1912.


Bibliografia consultada:
- Smithsonian National Museum of Natural History - http://paleobiology.si.edu/burgess/opabinia.html

Paleoilustrador:
Olof Helje - http://www.fladdermus.net/helje.html


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.