Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Olenoides serratus

   O Olenoides serratus foi um trilobita que viveu há aproximadamente 500 milhões de anos atrás durante o período Cambriano no Canadá, Groenlândia, Cazaquistão, Rússia e EUA, habitando junto ao fundo em zonas pouco profundas com cerda de 300 metros de profundidade, em regiões próximas a costa.
   Atingiam cerca de 10 centímetros de comprimento e a sua estrutura básica era similar a de todos os trilobites, sendo constituída de cabeça blindada, um tórax com sete partes articuladas e um pigídio semicircular (pigídio é a parte posterior do corpo dos crustáceos e de alguns artrópodes como os insetos e trilobitas, contém o ânus e nas fêmeas, juntamente o ovopositor, sendo composto pela fusão de segmentos corporais, algumas vezes complementado com uma cauda e separado do tórax por uma articulação). Suas antenas eram longas e curvadas para trás ao longo dos lados. Suas pernas eram finas mostrando que não eram bons nadadores e que se arrastavam no fundo do mar em busca de presas (foram encontrados rastros fósseis dos mesmos).
   O sentido da visão era extremamente apurado para os animais da época, pois foram os primeiros animais a desenvolverem olhos complexos. No início da evolução de sua espécie, eles ocupavam o topo da cadeia alimentar, porém com o surgimento de novos predadores como o Anomalocaris, se tornaram o principal alimento desses predadores.
   Seus fósseis são encontrados bem preservados na famosa Fauna de Burgess, pois possuíam um exoesqueleto de natureza quitinosa que, na zona dorsal, era impregnado de carbonato de cálcio, facilitando assim a preservação dos fósseis. Devido essa característica os Olenoides se tornaram um dos mais conhecidos dos trilobitas.


Dados do trilobita:
Nome: Olenoides serratus
Nome Científico: Olenoides serratus
Época: Cambriano
Local onde viveu: Região Norte do Planeta
Peso: Cerca de 100 gramas
Tamanho: 10 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Trilobita
Ordem: Corynexochida
Família: Dorypygidae
Gênero: Olenoides
Espécie: Olenoides serratus,( )

Coppold, Murray and Wayne Powell (2006). A Geoscience Guide to the Burgess Shale, p.60. The Burgess Shale Geoscience Foundation, Field, British Columbia. ISBN 0-9780132-0-4.


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.