Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Kelenken


Kelenken - AVPH Kelenken - AVPH Kelenken - AVPH
    O Kelenken (Kelenken guillermoi) cujo nome do faz referência a um deus alado da mitologia indígena local e o nome da espécie homenageia o descobridor. Foram umas das maiores aves carnívoras não voadoras que já existiu, conhecidas como "Aves do Terror". Viveram há aproximadamente 15 milhões de anos atrás durante o Mioceno no sul da América do Sul, onde hoje é a região da Patagônia Argentina.

    Essas enormes aves chegavam a medir 2,3 a 3 metros de altura e pesavam cerca de 230 quilogramas. Seu crânio media 71 centímetros de comprimento e seu bico 45 centímetros de comprimento, tornando-a a ave com maior cabeça conhecida.

    Essa imensa ave caçadora, perseguia e matava suas presas utilizando suas fortes pernas e seu enorme bico, que rasgavam a carne e quebravam ossos com facilidade, usando a ponta do gancho do bico ele podia infligir golpes penetrantes contra áreas críticas de suas presas, quando pegavam presas pequenas, podiam sacudi-las violentamente no bico e até mesmo jogá-las contra o chão para matar e quebrar seus ossos antes de engolir, com certeza não perderiam a oportunidade de roubar a caça de outros predadores menores e de comer carniça. Mas os phorusrhacids em geral foram animais orientados visualmente, com os sentidos do olfato subdesenvolvidos. As pernas fortes e ágeis eram capazes de velocidades altas e prolongadas. Esses fatos indicam uma tendência de predação ativa, ao invés de dependência de carniça.

    Kelenken foi colocado dentro do grupo Phorusrhacinae, porém seus restos sugerem que ele era um pouco mais robusto, sendo comparado com o grupo que continha aves de maior porte como Brontornithinae, das espécies Brontornis e Paraphysornis.

    Os primeiros restos fósseis foram descobertos em 1999 por Guillermo Aguirrezabala perto da aldeia de Comallo, onde foram encontrados um crânio quase completo, ossos do pé e dos dedos. Após a recuperação dos restos, eles foram expostos em um museu na cidade de Bariloche, porém demorou-se vários anos para se descobrir que se tratava de um gênero totalmente novo.

Dados da Ave:
Nome: Kelenken
Nome Científico: Kelenken guillermoi
Época: Mioceno
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 230 quilogramas
Tamanho: 3 metros de altura
Alimentação: Carnívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Cordata
Classe: Aves
Ordem: Cariamiformes
Família: Phorusrhacidae
Gênero: Kelenken
Espécie: Kelenken guillermoi,(Bertelli et al., 2007)

Referências:
- Bertelli, S. Chiappe, L. M. & Tambussib. C. (2007) A new phorusrhacid (Aves: Cariamae) from the middle Miocene of Patagonia, Argentina. Journal of Vertebrate Paleontology. 27(2):409-419.


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.