Pesquise no Grupo AVPH

Código Promocional Pic Pay: GAC1JN

Eryops

    O Eryops foi um enorme anfíbio de 2,5 metros de comprimento que habitou os pântanos do período Permiano na América do Norte. Segundo alguns estudos sobre a anatomia do Eryops, acredita-se que foi um antepassado dos anuros ( sapos, rãs e pererecas ), pois as suas patas eram bem encurtadas e faziam-no arrastar seu ventre no chão, já que eram dispostas nas laterais, como em quase todos os anfíbios e as pernas eram grossas como as do sapo sendo boas para a locomoção em terra; o que faz pensar que, embora fosse muito bem adaptado ao ambiente terrestre, preferiria caçar submerso, sendo ágil caçador nesse outro ambiente..
    O Eryops apresenta outro fato interessante, sua boca foi uma das maiores bocarras que um animal pode possuir. Acredita-se, também, que foi um dos primeiros anfíbios a “coaxar” (outro fato que aproxima o Eryops dos anuros atuais ). Seu dorso era revestido com placas ósseas mas não se sabe ao certo a função das mesmas.

Dados do Anfíbio:
Nome: Eryops
Nome Científico: Eryops sp
Época: Permiano
Local onde viveu: América do Norte
Tamanho: 2,5 metros de comprimento
Peso: Cerca de 200 kg
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Anphíbia
Ordem: Labirintodontia
Superordem: Temnospondylia
Família: Eryopidae
Género: Eryops
Espécie: Eryops sp


loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.